sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Responsabilidade e responsabilização

Olá Malta jovem...
Sexta feita dia de Alívio... ufff..
Hoje é suposto ser brando com as reflexões de dar a conhecer sobre algo que na verdade se enquadra totalmente a quem irá sair para a estrada ou para a via e pelo caminho irá deparar com várias situações. Falarei da responsabilidade e responsabilização que cada um de nós acarreta nas nossas actividades e relações, dentro do meio em que estejamos inseridos.

Então aqui vamos!!

Basicamente, a responsabilidade é a forma séria de cumprir com um compromisso ou arcar com uma consequência, honrando e  respeitando as condições propostas e trabalhando no sentido pretendido.

E todo o homem além de qualquer outro princípio (não que os outros não sejam importantes) deve ter o seu teor de responsabilidade pois dele depende a sua actividade nas diversas áreas de acção. Para realizar um feito é necessário ter compromisso e responsabilidade suficiente.
Todos nós temos responsabilidades e independentemente da dimensão, é importante arcar com as mesmas pois a conclusão de uma tarefa gera a atribuição de uma outra de maior calibre, o que eleva o nosso nível.

Por outro lado, os nossos actos, sejam bons ou maus geram consequências que por fim devem ser arcadas por nós causadores. Nesta parte entra a responsabilização que não é nada mais e nada menos do que a responsabilidade que geramos em uma circunstância, fruto dos nossos actos ou de terceiros.

A responsabilização passa por cumprir com sanções, multas e uma série de procedimentos legais, formais ou informais que justifiquem ou sirvam de cobertura para as consequências dos nossos actos.

Quem não se responsabiliza pelas suas acções, não será capaz de repreender ou chamar a atenção a terceiros, relativamente a uma questão errónea...


Sejamos os mais responsáveis possíveis e responsabilize-mo-nos sempre pelas consequências dos nossos actos.

Termino com uma frase que apanhei por aí:

Por: Emerson JC Lourenço AKA Daltton
Em: O Homem de Princípios

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue