quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Gestão do tempo e planeamento de vida

Olá Malta jovem...

Próximo de fecho do livro (O homem de princípios), decidi retratar um aspecto de extrema relevância, que é inerente a forma como é suposto o homem organizar a sua vida em termos de tempo e planos. Simples de se compreender, espero que seja útil para quem entrar em contacto com o texto. 

Então vamos nessa!!

Princípio de Organização e gestão pessoal

Como foi dito na introdução (http://vidarealjc.blogspot.com/2015/09/o-homem-de-principios.html), o homem de princípio é um gestor infalível e as suas investidas são sempre vitoriosas mesmo quando os resultados não são os e esperados. Esta pequena passagem reflecte a forma como o mesmo utiliza o seu tempo disponível em cada actividade, a forma racional como utiliza os recursos que lhe estão em disponibilidade bem como os parâmetros de planeamento que utiliza para a sua vida toda.

Gerir o tempo de forma eficiente, significa utiliza-lo de maneira produtiva e nada prejudicial para a vida de um indivíduo. As actividades inerentes a esta gestão devem ser realizadas a horas e dentro dos prazos, deixando sempre margens que garantam manobra ou a realização de outras actividades, previstas ou não no nosso dia-a-dia.
 
O sucesso da gestão deste princípio reflecte-se na auto realização dentro de um período estimado e previsto pelo próprio indivíduo, ou seja, é estabelecer metas e prioridades e dentro de um prazo limitado realizar actividades inerentes a tais prioridades sejam elas no âmbito pessoal ou profissional. 

O tempo é escasso no país em que vivemos mas muitos ainda abusam dele e desperdiçam com futilidades e cenas nada construtivas para si e para o país ou o mundo em geral. 
O homem de princípios estabelece um marco de tempo para atingir um fim e dentro dele verifica as actividades que ou o caminho que lhe pode levar a tal fim de forma vantajosa, produtiva e menos arriscada. Porque na verdade toda a trajectória acarreta os seus riscos por mínimos que sejam.
Pronto isto, é necessário que se tenha noção dos objectivos, separando-os e organizando por ordem de importâncias. E nunca sobrepor os mesmos a não ser que venham outros acidentalmente com o passar do tempo.

A gestão e organização são muito viradas para o lado profissional, e muita das vezes se esquece que também podem ser implementadas tais técnicas para a vida pessoal em questões de planeamento, dentro do lar ou associar o mesmo as questões do dia-a-dia fora do local de trabalho.
É de extrema importância se fazer planeamentos sobre os passos que se dão no dia a dia, desde ao que se come, o que se compra, o que se veste, e todas as coisas que aparentemente são simples mas que bem coordenadas garantem um dia, uma semana, um mês ou um ano de sucesso.

O homem de princípio deve organizar desde o quarto ao escritório e planear desde as compras na praça até ao nascimento dos seus filhos.

Atenção que a escassez que se vê no dinheiro ou na água e petróleo o também se aplica ao tempo.
Seja o dono do seu tempo e utilize o mesmo para o seu benéfico.
O maior recurso é a saúde, pois dela depende a realização de tudo. Então, olhe bem como tratas da tua saúde pois sem ela não trabalhas e nem ganhas dinheiro. Seja escravo do teu bem-estar físico e psicológico e não propriamente do dinheiro e do trabalho.

Por Emerson JC Lourenço AKA Daltton

Em: O Homem de Princípios (01/10/2015)

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue