quarta-feira, 3 de junho de 2015

O racismo



O racismo

Nos dias de hoje em conformidade com o ontem as questões raciais são levadas muito em conta em fóruns sociais e deixam muito a desejar no que toca ao respeito e a igualdade.


No trabalho esquece-mo-nos que a força motriz consiste no intelecto e na capacidade física ou ainda na capacidade de interagir com os outros.

Na escola esquecemos que o bom estudante é aquele que desempenha os mandamentos de forma excelente.

Na rua esquecemos que a melhor pessoa é aquela que vive com responsabilidade, respeito e amor ao próximo e faz do intelecto o seu objecto  ou arma de ataque ou auto defesa.

O profissionalismo é posto em causa e a postura de um funcionário diante da população alvo se vê questionada pelo simples facto de ainda haver favoritismos em alguns estabelecimentos a cidadãos que pertencem a uma ou outra raça.

A igualdade e o respeito também são pilares para o desenvolvimento de um país.. Pois só é possível crescer onde há harmonia, entendimento e cooperação entre todos os intervenientes neste processo de desenvolvimento.. Que pode ser pessoal, estrutural e a nível de uma vasta sociedade. 


A separação de pessoas de um mesmo nível inseridas em um mesmo ambiente pelo simples facto de um ter o tom de pele ou etnia diferente leva a frustrações e de certa forma baixa o rendimento dos prejudicados ou eleva a arrogância daqueles que forem favorecidos. o equilíbrio deve estar presente e o órgão decisor de ser imparcial e pautar pela parcimónia seja qual for o meio social em que estejam inseridos.

"Somos todos iguais pelo facto de sermos humanos e errantes aos olhos de Deus. e se formos lideres de verdade conseguiremos descobrir valor em qualquer pessoa que esteja sobre a nossa liderança desde que o tratemos com respeito e olhemos para ele como um ícone de aprendizagem ou um ponto de ensinamentos".

Boa Reflexão malta Jovem!!

Por: Emerson JC Lourenço

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue