domingo, 21 de junho de 2015

Efeitos da Midia na sociedade

Sinteticamente falando, a comunicação é a troca de informações entre dois ou mais elementos, quer seja físicos ou não em que um envia uma mensagem (EMISSOR) e outro recebe a mesma mensagem (RECEPTOR), havendo a possibilidade de responder a mensagem que lhe foi enviada ( FEEDBACK). E esta resposta pode ser boa ou má,  dependendo da expectativa do emissor e do entendimento do receptor.


Por o outro lado,  para que haja eficácia na comunicação,  recorremos a meios que minimizem os inconvenientes que possam vir a dificultar o processo. Meios estes
que são caracterizados por telefone, televisão, revistas e jornais ou livros imprensos, rádio, Internet, telegrama, fax, correio entre outros mais. Dentre os quais destacamos os mass media que actualmente são chamados de média ou média.  Caracterizados como meios de comunicação massiva pelo número de receptores que podem atingir em um pequeno intervalo de tempo em diferentes partes do mundo. Nomeadamente a rádio,  a televisão, as revistas, os jornais e a Internet.



Os média ou midia como são chamados vêm evoluindo desde os últimos tempos, causando efeitos que podem ser bons ou maus para uma sociedade em qualquer país.  Partindo do pressuposto de que cada um interpreta uma escrita, um audio ou um conjunto de imagens de acordo a sua realidade ideológica e tenta aplica-los a meio em que está inserido.




Efeitos positivos da midia em uma sociedade (VANTAGENS)


A facilidade no acesso e a forma multiplicada como se difundem as informações faz com que as notícias ou factos de grande importância cheguem a diferentes pontos de um universo de forma rápida e eficaz. Isto, de certa forma estimula o desenvolvimento acelerado de uma sociedade,  visto que cada uma pode beneficiar das experiências de outras para desenvolver novos modelos que se adaptem ao seu meio social.


Por outro lado,  os custos impostos ao transporte,  impressão de certos tipos de produtos noticiosos ou informativos na  forma física se vêm reduzidos pela forma fácil que os mesmos se difundem pelas ondas de Internet, rádio ou televisão.  Visto que num passado muito distante, para passar uma mensagem era pelo processo de escrita, entregue a um mensageiro que percorria curtas ou longas distâncias para fazer chegar a mensagem ao destinatário.


Ainda falando de vantagens, nos dias de hoje, vemos na Internet, radio ou televisão as vias mais eficazes dr divulgar os nossos negócios,  serviços,  eventos ou quaisquer actividades, abrangendo um grande raio de pessoas sem precisar de grandes deslocações.  De uma forma geral,  tudo isto resulta em ganhos para uma sociedade,  qualquer que seja.


Efeitos Negativos da Midia em uma sociedade (DESVANTAGENS)

Como toda a moeda é composta por duas faces,  a média também acarreta efeitos devastadores sobre uma sociedade, causando confusão,  perda de valores e outras variáveis negativas. Isto acontece quando a mesma é mal praticada pela entidade emissora, quando mal percebida pelo receptor ou ainda quando dirigida para um público alvo errado.
Em muitos casos a entidade emissora de uma mensagem tem o objectivo de deturpar a realidade,  dando aos receptores um conteúdo ilusório e irreal. Causando o efeito de simulação ou Simulacro. E sobre muitos doa seguidores recai o efeito de confusão de  ideias,  levando a maioria a acreditar em coisas que não existem ou não aconteceram como é o caso dos boatos.

Por outro lado,  uma mensagem mal interpretada, por um elemento receptor ou um conjunto de receptores,  pode desencadear um conjunto de acções contrárias ao que se pretendia no acto de envio da mensagem.

Mas no meu ponto de vista,  o maior efeito negativo dos média ou dos média em qualquer sociedade assenta-se na facilidade com que as pessoas muita das vezes têm o acesso a certas informações como conteúdos explícitos ou para maiores de idade, entregue a menores, livre, gratuita e sem quaisquer controle rotulado a estes mesmos conteúdos.  O que de certa forma desperta a curiosidade dos menores para práticas inadequadas para a sua idade levando-os a um salto de etapas que  provoca constrangimentos futuros.


Ponto de vista:

O PAPEL DA MIDIA NA EDUCAÇÃO DAS PESSOAS


Voltando para a educação dos menores, eu me pergunto o seguinte:

Quem deve educar os nossos filhos??

a) Os pais e a Família
b) A Sociedade em geral
C) Os Média



- Os pais e a família detêm o poder de educar os seus filhos pois, eles melhor  do que qualquer um e com maior autoridade podem impor regras e limites para os seus educandos desde a Fase da infância até a fase em que adquirem maturidade e responsabilidade suficientes para conduzir as suas vidas sozinhos.

- A sociedade em si também deve contribuir para a educação dos nossos filhos, pois o meio em que nos inserimos,   de certa forma nos influencia em muitos aspectos e contribui em grande escala para o nosso desenvolvimento pessoal, introduzindo a nossa forma de ser diversos comportamentos.

- Por último, a média nos dias de hoje em qualquer parte do mundo contribui para a educação dos nossos filhos em particular e de uma forma geral para toda a sociedade. Simplesmente porque hoje em dia  nós passamos muito tempo assistindo tv, ouvindo rádio ou navegando na Internet.
E neste ciclo muitos têm entregado a educação dos seus filhos. Deixando-os atirados e abandalhados aos meios de comunicação massiva.

Só que as redes sociais e muitos dos sites,  muita das vezes fazem a divulgação de conteúdos explícitos e proibidos para menores de idade. E os senhores grandes pais de hoje em dia entregam aos seus filhos ainda na infância, dispositivos telefónicos móveis, tablets com acesso a Internet a a muitos destes sites e redes sociais como o whatsapp e facebook não tendo a noção do uso que os mesmos farão de tais dispositivos e que tipo de matérias ou pessoas entrarão em contacto com eles.
Infelizmente a parte selectiva da consciência infantil, adolescente e juvenil vê na midia a inspiração para as cenas construtivas e não propriamente as investidas construtivas.

- Nas novelas optam por encarnar o papel dos vilões e adoptam as modas mais absurdas.

- Nos filmes optamos por repetir as cenas proibidas e mais arriscadas em detrimento de por em prática a lição de moral.

- Nos jornais que n pouco ou nada têm procuram por factos para fazer alvos de críticas e manifestações e não buscam propriamente por informação ou um ponto de situação.

- Nas redes sociais onde passamos maior parte do tempo, desperdiçamos o mesmo com conversas banais e navegamos em muitos sites proibidos ou nada educativos. A maioria não tem a paciência para investigação científicas ou debates construtivos.


Em suma, a Média contribui muito para o desenvolvimento de qualquer sociedade quando bem usada e e entendida.
E para todos que culpam a midia pela perda de valores morais ou falta de  educação dos seus filhos, apenas tenho uma dica:
O bom pai é aquele que ensina ao seu filho o que é bom e justifica porquê que algo é mau. Etapa por etapa,  devemos dar aos nossos filhos o necessário e não coisas que posteriormente possam destruí-los como pessoas.


É mais fácil soltar do que prender. E tudo o que é fácil tem maior aderência.

Por isso, a maior parte dos adolescentes, ou seja,  a Geração dos Brotos,  Pitxos e das Novinhas está atirada ao além e cada um por sí,  espalhando as suas vidas as festas, bares,  discotecas e redes sociais, fazendo destas locais para desabafo.




Saudades do tempo em que não tínhamos telefones,  computadores e nem Internet.

" Eramos mais próximos, felizes e unidos. Jogávamos ficou, bica bidom, salva ovas,  gato pendurado, eco, mamã mandou, cagou bate, tonga, salalê e muitas outras brincadeiras que não dependiam de telefone, computador,  saldo, Internet ou rede social nenhuma."



Conselho:

Façam o uso devido dos meios de comunicação massiva e saibam equilibrar os conteúdos que buscam e desenvolvem diariamente.

" A realidade dos outros é diferente da nossa.  Então vamos deixar de copiar modelos alheios mas sim inspirar-se neles para criar os nossos próprios modelos..
Pensem nisso!!

Escrito por: Emerson JC Lourenço AKA Dalton

Tema sugerido por: Olindo Martins (Olie)

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue