quarta-feira, 24 de junho de 2015

Jovens - Futuro e a Esperança

Os jovens sempre desempenharam e ainda desempenham um papel muito importante na nossa sociedade.
Estamos sempre a dizer que os jovens são o futuro da nação. Há algum tempo atrás (Décadas) os jovens angolanos foram responsáveis por muitos bons feitos, criaram movimentos, correram atrás e lutaram pela nossa independência, hoje somos um país livre. A juventude era vista como sinónimo de INQUIETUDE, pois eram capazes de lutar pelos seus direitos, e simultaneamente, não descuidavam de cobrar os deveres do estado que na altura era português.

O fato é que a Juventude actual está adormecida, e os poucos jovens revolucionários que tínhamos, depois de um tempo cansaram-se e ficaram apenas acompanhando as mudanças que aconteciam no nosso país, talvez sem esperanças pela possibilidade de mudanças.

Me faço algumas perguntas:
  1. Nós como jovens a força motriz da sociedade, o quê que temos feito pra melhorar a situação do nosso país?
  2. Mas será que se ficarmos só no Blá blá blá estaremos a fazer alguma coisa para mudar o quadro actual?
  3. Qual é o futuro que podemos esperar de um país que os jovens não têm ideias?


 “Não vamos tapar o sol com a peneira e limitamo-nos a dizer que o país está bom ou não”

Pessoal estamos adormecidos e a perder a oportunidade de juntos construirmos uma Angola melhor.
Angola é considerado um país em desenvolvimento, significa que está em construção, e significa também que há mais empregos. Mas nós os jovens só queremos toda hora blá blá blá (criticar o Governo ou mergulhar no conformismo a espera de fezadas e do tio que ajuda ou do amigo que lhe puxa).

“Vamos ainda fazer os nossos currículos, acordar às 6 horas e ir procurar Emprego, mas tendo em mente de que todos nós COLHEMOS E QUE PLANTAMOS, teremos os empregos de acordo com o nosso nível académico. Nós nem se quer gostamos de ler, mas queremos EMPREGOS BONITOS.

“Só tens a 9 classe mal feita, assim vais querer trabalhar nos balcões do BPC ou da UNITEL?
É de baixo que se começa e se tu te envergonhas hoje por ser estudante universitário e limpar o chão ou vidros numa empresa, amanhã poderás te envergonhar a pedir emprego no teu colega de carteira que hoje admite não ter experiência, potencial ou competência para ocupar um cargo de topo. "Busque pela excelência e o sucesso virá atrás de sí"_(ditado popular)

·        Nós como jovens precisamos compreender as implicações de viver num país com muitas diversidades, um país que pode nos oferecer muito mais do que nós imaginamos;
·        Vamos ser humildes e cada um procurar a melhor forma de contribuir para o desenvolvimento próspero deste país e esquecer que existem governos ou partidos políticos;
·        Vamos ser pessoas que agem por amor ao próximo ou a pátria e não propriamente pessoas dependentes ou comandadas pelo dinheiro ou pelo poder;
·     Vamos sair pelas ruas e manifestar-mo-nos espalhando conhecimento por tudo que é canto e ajudar os que precisam desde que a ajuda esteja ao nosso alcance. Se não estiver ao nosso alcance vamos nos unir e ir até onde poder.


Vivam em função de uma causa. Não esperem as consequências para fazer lamentações ou constituir paradigmas para as vossas acções.

Nós os jovens somos o FUTURO E A ESPERANÇA.


Por : Flávio Nereu de Menezes


Edição e adaptação: Emerson JC Lourenço AKA Daltton

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue