quinta-feira, 18 de junho de 2015

As Influências na Tomada de Uma Decisão


Todos nós desde o nascimento  somos influenciados pelos nossos pais, amigos, tios e todos os nossos ente queridos até à nossa idade adulta, só que, estas influências podem ser boas ou más, claro que também devo dizer que varia de família para família e de sociedade para sociedade. Normalmente somos influenciados em aspectos Étnicos, ambientas, sociais, culturais, entre outros. Não obstante somos donos de nós mesmos e devemos tomar decisões por nós mesmos e não pelos outros.



A maior influencia na tomada de decisões deve ser interna. Embora quando não temos domínio dos nossos pensamentos deixamo-nos levar facilmente por aquelas pessoas que de alguma forma são ícones na nossa vida. Se Tomamos uma decisão que muda tudo e for em grande parte por nosso mérito e autoria a satisfação será maior no caso de uma coisa certa e se der errado não haverá motivos para culpar terceiros.

 A influência social é o ato de levar uma pessoa ou um grupo de pessoas a fazer algo que, a princípio, desconheciam e/ou não tinham em mente. Tanto a psicologia (especialmente a psicologia social), a sociologia e a antropologia a influência social é uma das bases que define nossos comportamentos dialeticamente, ou seja, modelando nossos comportamentos e sendo modelada por nossas respostas em retorno. 

As influências são más quando feitas por terceiros e que podem levar-nos a auto destruição ou a adopção de hábitos que fogem do nosso contexto ou código de conduta. Quando somos influenciados a agir em benefício próprio, ou seja para enriquecer o bolso das pessoas chegadas a nós, estas são as que destroem uma sociedade.

São boas geram crescimento pessoal em diversos sectores e levam-nos a agir em prol das necessidades de um determinado território, ou seja, são feitas com base naquilo que as pessoas de uma dada região precisam, isto é, são feitas a pensar no povo e o amor ao próximo torna-se um mecanismo de ligação entre estas pessoas.


"Seja a mudança que tu queres no mundo. Deixa a tua consciência ser o órgão responsável pelas decisões na tua vida".



Observação:

Você não pode alterar o que está destinado a acontecer a partir de uma decisão tomada, mas você sempre pode mudar a decisão;

Você não pode mudar seu coração, mas pode mudar suas atitudes em relação a ele;

Você não pode mudar o que a outra pessoa sente, mas pode falar para ela o que você sente, e ai então você pode mudar a maneira dela de ver você ou o outro;

Você não pode mudar o mundo, mas pode mudar a si mesmo;

Você não tem controlo sobre a ida ou vinda de uma pessoa, mas você tem controlo sobre os seus pensamentos;

Você não pode decidir quando alguém vai deixar essa para uma melhor, mas você pode decidir se vai faze-la rir e abraça-la agora ou na próxima encarnação;

Perceba que no final, você não tem controlo algum das coisas a sua volta, mas você tem controlo total sobre o que está dentro de você.

E então?

É difícil agir por sí e não depender sempre dos outros? Custa dar o primeiro passo e fazer com que os outros te sigam?



Que tal parar de agir como um bagageiro da sua história, e governar o comboio da tua vida?

"Cultive valores como Humildade, Astucia, Ousadia, Coragem, Auto confiança e Propriedade intelectual. Verás que as tuas decisões e investidas serão bem sucedidas a cada dia que passa".

Escrito por: Emerson JC Lourenço AKA Dalton


Arranjos: Paola Counti (Brazil) e Walter Basaroff Huongo (Angola)

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue