quinta-feira, 11 de junho de 2015

Desenvolvimento de Uma Comunidade


O desenvolvimento de uma comunidade não passa simplesmente pela construção ou manutenção das cidades ou centros urbanos. Respeitando as etnias, a cultura e principalmente as tradições existentes no nosso país, é de salientar que há povos que têm o campo ou as zonas rurais como o seu habitat e sua zona de conforto, onde desenvolvem todas as suas actividades, quer seja, laboral ou de entretenimento.



Logo, o processo de desenvolvimento não pode focar apenas o meio urbano quando tudo depende do equilíbrio social que se pode criar entre estes dois meios totalmente diferentes mas ligados um ao outro por vários factores como a nacionalidade, as questões históricas, a dependência económica e de sublinhar a igualdade de direitos existentes entre os cidadãos que habitam em um mesmo país. 



Para tal, deve-se garantir a princípio que os habitantes do meio rural beneficiem de habitação digna, educação, saúde e bens de primeira necessidade que os possibilite desenvolver as suas actividades diárias em condições normais e em ambiente controlado. Os cidadãos do campo devem ter a sua disposição meios que possibilitem a formação e profissionalização nas áreas que proporcionam o desenvolvimento a nível da sua comunidade bem como instrumentos que possibilitem preservar os valores culturais e enfatiza-los.



E o meu contributo baseia-se em propor soluções que visam garantir que os cidadãos habitantes no meio rural tenham acesso contínuo e a um custo quase insignificante a aos serviços básicos e bens de primeira necessidade. É necessário que comecemos a criar linhas de pensamento que visam a estimular o desenvolvimento sustentável e a inclusão social do cidadão do campo nos mais diversos programas e projectos desenvolvidos a nível da nossa sociedade.



A qualidade de vida de uma cidadão seja na cidade ou no campo mede-se pela facilidade na aquisição dos bens de primeira necessidade bem como os serviços disponíveis que estimulam o auto crescimento económico, social e equilíbrio ambiental.



Boa Leitura!!!

Por: Emerson JC Lourenço AKA Dalton




Sem comentários:

Pesquisar neste blogue