sexta-feira, 29 de julho de 2016

O DESPERTAR XIV - AINDA ESTAMOS EM CRISE

AINDA ESTAMOS EM CRISE


SEMPRE ESTAREMOS EM CRISE, PARTINDO DO PRINCÍPIO QUE QUE TODO E QUALQUER SISTEMA SE VERÁ SEMPRE PERTURBADO POR UM OU OUTRO FACTOR, DE MAIOR OU MENOR INFLUÊNCIA. O QUE VALERÁ É A FORMA COMO ENCARAMOS TAL CRISE, SEJA ELA NO FÓRUM ECONÓMICO, SOCIAL OU AMBIENTAL.

LUTAMOS PARA EQUILIBRAR A ECONOMIA POR UM LADO E POR OUTRO LADO TEMOS UM AMBIENTE E SOCIEDADE DOENTES.
AS PESSOAS VÃO SE PERDENDO COM O TEMPO, EM TERMOS DE VALORES MORAIS, EM TERMOS DE CIVISMO, EM TERMOS DE RACIOCÍNIO E MEDIAÇÃO DE CERTOS ASSUNTOS. NÃO SABEMOS O NOSSA PAPEL SOM RELAÇÃO AO AMBIENTE, SOMOS MATERIALISTAS DOS PÉS A CABEÇA E NA DA FIZEMOS PARA RETRIBUIR A FONTE QUE A TODOS SUSTENTA. O HOMEM É O MAIOR BENEFICIÁRIO DESTAS TRÊS ESFERAS, MAS AINDA ASSIM É AQUELE QUE NOS SEUS ACTOS IMPENSÁVEIS LEVA A DEGRADAÇÃO E DESESTABILIZAÇÃO DAS MESMAS.

AINDA ESTAMOS EM CRISE DE PERSONALIDADE, PORQUE EM PLENO SÉCULO XXI, MUITOS DE NÓS “OS TAIS JOVENS”, NÃO SABEMOS QUEM SOMOS, NEM TEMOS NOÇÃO DO QUE QUEREMOS OU PODEMOS SER DENTRO DA SOCIEDADE.

CONTINUAREMOS EM CRISE PORQUE CADA VEZ MAIS ESTAMOS NOS AFASTANDO UNS DOS OUTROS, PROMOVENDO A INDIVIDUALIDADE E OMITINDO O AMOR AO PRÓXIMO. AS PESSOAS NÃO CONVERSAM, PROCURAM-SE COM POUCA FREQUÊNCIA, NÃO SE DEBATEM DE FORMA SÉRIA COM AS QUESTÕES DO DIA-A-DIA, NÃO SE COMPROMETEM COM NADA QUE NÃO ENVOLVA DINHEIRO, ENFIM, AS PESSOAS ESTÃO SEM UM RUMO COERENTE.

ONDE ANDA AQUELA GERAÇÃO DE JOVENS QUE AINDA ATREVIA-SE A SONHAR NO VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA?

QUANDO É QUE IREMOS DESPERTAR E APRENDER QUE O MUNDO É UM CONJUNTO DE SISTEMAS INTERLIGADOS, CUJA EVOLUÇÃO DE UMA DEVE APELAR IMEDIATAMENTE A REPARAÇÃO DOS OUTROS TAMBÉM?

SERÁ SIMPLESMENTE O DINHEIRO O OBJECTIVO PARA TUDO?
ENTÃO AS ÁRVORES? OS  MARES? O AR QUE RESPIRAMOS?
ENTÃO OS SORRISOS? O BEM ESTAR EMOCIONAL? A NOSSA SAÚDE E RELAÇÕES INTERPESSOAIS?

COMO IREMOS GARANTIR ESTAS COISAS SE SIMPLESMENTE BUSCAMOS DE FORMA CEGA PELO TÃO CONCORRIDO “DINHEIRO”??

É UMA ABORDAGEM QUE IREI DAR SEQUÊNCIA.


MAS PREFIRO DEIXAR POR AQUI MAIS UM DESAFIO DE REFLEXÃO PARA QUEM TIVER CONTACTO COM ELA.

Por: JC Daltton
Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue