Olá Pessoal,
hoje quero Apresentar um tema pertinente abordado em um fórum como trabalho científico e filosófico
O presente trabalho foi extraído de um site e pela sua organização e explicação decidi partilhar e dar o meu pequeno contributo, visto que vai de encontro ao tema central da nossa primeira palestra (em Novembro).
RESGATE DOS
VALORES CÍVICOS E MORAIS EM ANGOLA
De uns tempos
para cá, a questão dos valores morais e cívicos, bem como o seu resgate a nível
da nossa sociedade, têm sido pertinentes tudo pelo facto de a cada dia parece
que as coisas caminham para o declínio e quase ninguém é dono das suas
atitudes. As famílias estão cada vez mais desunidas, com os líderes super
ocupados, o que causa na camada de base alguma carência educacional e
acompanhamento das suas actividades diárias, bem como a sua evolução como
pessoas dentro da sociedade. Desviando-se daquilo que deles se espera a cada
dia que passa e apressando as etapas da vida por meio de excessos, vão se
perdendo no tempo e no espaço.
Dentro desta
abordagem retractam-se três aspectos fundamentais e que requerem compreensão e
atenção de todos. A ética, a moral e a posição da família dentro deste círculo
são aqui retratadas pelo autor, de uma forma simples mas muito explicativa.
Aqui vamos…
A ética
O termo éticas
deriva do grego ethos (carácter, modo de ser de uma pessoa). Ética é o nome
geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais.
A ética pode
ser definida como a ciência que estuda a conduta humana, e a moral é a
qualidade desta conduta, quando se julga do ponto de vista do Bem e do Mal.
A ética serve
para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que
ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser
confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social, pois
com muita frequência a lei tem como base princípios éticos.
A ética é
construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do
ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e
princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
Cada sociedade
e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética.
A moral
A problemática
da moral na nossa sociedade não encontra solução fora da educação, do meio
social e da família. Por isso, faremos alguma abordagem sobre o papel deste
incontornável triângulo. Um facto é certo: à virtude, chega-se com muita
fadiga, mas ao vício escorrega-se com muita facilidade e agilidade. É preciso,
por conseguinte, estarmos atentos para não fazermos dos vícios uma cultura. Tal
como a cultura, a moral não é um acontecimento espontâneo, instintivo, inato ou
automático; ela requer uma aprendizagem, uma educação e, por conseguinte,
exige, quer do indivíduo singular, quer da sociedade, um esforço árduo,
sacrifícios e um empenho constante." Aí justamente reside o papel
preponderante da educação, da escola em exercitar a mente das crianças e dos
jovens na direcção certa.
A moral é
também chamada a "uma contínua auto-superação, a um contínuo abrir-se
àquilo que ela não é, porque ela não se esgota em si mesma"." Ela
deve adaptar-se e responder às novas exigências que a vida, a história e o
ambiente impõem. Daí que quando um determinado modelo moral não corresponde
mais aos anseios da sociedade, deve ser avaliado e melhorado, eliminando o que
não serve, não presta, e simultaneamente injectar novos valores e ideias
renovadores.
Na sociedade em
geral
Nas nossas ruas
registamos o atropelo cruel, e sem dó, dos mais elementares valores morais. Os
jovens bebem de dia e de noite de forma irremediável. Com a bebida vem a
prostituição e droga, e isto tudo combinado provoca a violência, agressões,
pancadaria e toda a podridão que vemos no dia-a-dia. Esta é a realidade actual
que vivemos. Daí vermos tanta coisa incrível que vai desde bebés nos
contentores de lixo, a pais que engravidam as filhas, mães que enterram vivos
seus filhos, filhos que matam os pais, pais que matam os filhos, rapazes e
raparigas que se envolvem em drogas, adolescentes que engravidam precocemente,
promiscuidade entre professores e alunas nas escolas, sem regras, etc.
IMPORTÂNCIA DO
AMBIENTE FAMILIAR
Os adultos
entre os quais, pais, tios e avôs, andam todos preocupados com o estado
deprimente da actual situação moral da juventude. Mas, esquecem, ou ignoram,
que são eles os principais responsáveis e culpados dessa situação, porque não
criaram ambiente diferente de educação para os seus filhos, sobrinhos e netos,
ou seja, não souberam educar de modo diferente. A geração posterior é resultado
da atitude e acção da geração precedente. Há que assumir as culpas. Estragar ou
destruir é fácil, mas construir leva sempre mais tempo. Se levamos tantos anos
a destruir, levaremos muito mais a reconstruir e construir novos valores.
Padrões de
educação em família
Alguns
cientistas destacam três padrões de educação em família:
1º Padrão
permissivo
2º Padrão
autocrático
3º Padrão
autocrático permissivo.
O padrão
permissivo é aquele em que o pai não restringe
as acções dos filhos, não elogia, deixa fazer o que o filho quiser fazer.
O padrão
autocrático, em que o pai
e um ditador. A voz do pai e de comando (o pai disse e só se pode fazer assim).
O padrão
autocrático permissivo tem a
reciprocidade entre os actos da criança e a autoridade do pai; os filhos que se
criam neste regime são seguros, independentes, confiantes e auto-confiantes,
etc.
CONCLUSÃO
Depois da pesquisa feita chegamos a conclusão de que importa ter em
consideração que: "os pais e encarregados de educação devem encontrar
tempo para o convívio com os filhos (por exemplo, tomar as refeições em
família), criando oportunidades para exercer a autoridade parenta e assegurar
uma educação assente nas boas práticas e no diálogo permanente. Assim o tema
abordado foi de grande senso moral visto que até um certo ponto nos fez com que
percebêssemos mais na matéria sobre os valores morais e cívicos em Angola.
Por : Navegante TV
Adaptado por: Emerson JC Lourenço AKA Daltton
Em:
http://lisboajoaquimnavegante.blogspot.com/2015/06/resgate-dos-valores-civicos-e-morais-em.html
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